Sobre

A vida universitária não se resume só aos estudos. Também temos a possibilidade de aprender mais sobre a sociedade em que vivemos, refletir sobre a nossa posição nela, e agir para fazer algo que sacie nosso desejo por mudanças. E para representar esses desejos e anseios, tem-se o Diretório Acadêmico!

Mas, afinal, o que é e para que serve o Diretório Acadêmico?

O Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (DACA) é a instituição máxima de representação dos estudantes de medicina da Faculdade de Medicina de Marília. Criado em 1967, o DACA promoveu lutas históricas, como o processo de estadualização, as mudanças curriculares e o desejo de encampação por uma das universidades paulistas. Para nos representar, ele mantém um canal direto e permanente de contato com os estudantes, realizando discussões, debates, palestras e reuniões de forma democrática e aberta a todos que quiserem participar.

As reuniões ordinárias do diretório são apenas um desses espaços de discussão e de troca de ideias, ocorrendo todas as segundas-feiras, às 19h, na sua sede. Nesses espaços, todos os estudantes têm direito igual de voz e de voto, e são discutidos problemas do ensino na faculdade, problemas da saúde no Brasil, bem como questões de construção social e cultural que também nos afetam. O diretório, portanto, tem o papel de movimentar os estudantes para buscar uma resolução aos problemas, por meio de atos de mobilização política, diálogo com outras instituições, ações de extensão e etc.

Dentro das suas coordenações, existem projetos e eventos específicos que contribuem à formação dos estudantes: Congresso Multiprofissional de Saúde (CMS), Jornada de Iniciação Científica (JIC), Jornada da Saúde Pública (JSP), Semana das Áreas Básicas, Semana da Sexualidade e Gênero, projeto junto ao MST, etc. Além disso, são oferecidos momentos de lazer por meio do CineDACA, e da Semana Cultural; de extensão universitária, atavés de projetos como o Amigos do Sorriso e Cursinho Popular, e, é claro, das inúmeras festas que gostamos de proporcionar!

Apesar de realizar todos estes projetos, o DACA não recebe nenhum tipo de verba, seja da FAMEMA ou de qualquer outra instituição privada. Por um lado, isso garante grande autonomia aos projetos, pois não tem de se sujeitar a imposições de quem o financia; mas por outro, significa que o Diretório deve se financiar por meios próprios, através de festas, eventos acadêmicos e pagamento de anuidades.

Estatuto

Download

Logo

Logo DACA
Download: PNG  |  CDR

Apoio