Nota: Oficina “Por que, para que, e como se organizar?”

No dia 17 de março, o Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder (DACA) teve o prazer de receber, na sede dos diretórios, o monitor do Núcleo de Educação Popular (NEP) 13 de Maio Jeff Vasques, o qual desenvolveu sua oficina intitulada “Por que, para que, e como se organizar?”. Nesta ocasião, os estudantes que estiveram presentes puderam refletir acerca de diversos aspectos da organização social, não apenas no que tange ao movimento estudantil, mas também no que se refere a outras formas de organização, como os sindicatos e partidos.

Além disso, foi possível a percepção de que, por mais que pensemos o contrário, estamos todos organizados, mas organizados de acordo com as concepções e valores hegemônicos em nossa sociedade, os quais são incutidos em nós desde o nascimento por nossas famílias, escolas, universidades, por nossa concepção de gênero, etc. A partir disto, tornou-se claro que, para uma nova e melhor forma de organização social ser possível, precisamos, antes de tudo, nos desorganizarmos. É preciso, portanto, desorganizar para, depois, organizar. Desconstruir para, depois, construir.

Outra ideia essencial discutida foi a importância de se organizar socialmente, consideradas as vantagens que isto traz para que os problemas identificados por um determinado grupo de pessoas possam ser encarados e, finalmente, resolvidos. Vantagens tais como a maior força de mobilização, maior capacidade de propagação das causas, maior proteção contra eventuais retaliações, corrosão da alienação e do individualismo, etc.

Por estas e muitas outras reflexões suscitadas ao longo da oficina, o Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder agradece ao monitor Jeff Vasques por sua presença e deseja que este continue disseminando seu trabalho pelo Brasil e pela América Latina.

Deixe uma resposta