Nota de Encerramento: III Semana de Sexualidade e Gênero

Encerramos a III Semana de Sexualidade e Gênero, este ano organizada pelo Coletivo de Mulheres da Famema, DACA e DAFC.

Na segunda-feira abrimos a semana com a participação dos militantes da Associação Amor, Liberdade e Diversidade Marília: Cin Falchi e Juh Belo. Tivemos a exibição do curta “Corpos visíveis” seguida por uma roda de conversa na qual foi discutida a questão da invisibilidade Trans no movimento LGBTQ+, o genocídio da população T, a falta de acesso à serviços de saúde que atendam suas necessidades, além da carência de profissionais que lidem com esse público culturalmente negligenciado. Também foram citados ganhos do movimento como a abertura do “Ambulatório da Diversidade” na autarquia HC-Famema.

No segundo dia contamos com a presença da Enfermeira Obstetra Thais Paixão Pereira, que conversou com os estudantes sobre a hipersexualização da profissional de enfermagem, a hierarquização entre os vários profissionais que compõe a assistência levando em consideração sua classe e gênero, além da precarização dos serviços de saúde devido aos cortes salariais e demissões dos profissionais de enfermagem para enxugar as folhas de pagamento dos hospitais e como essa situação tende a ser agravar devido a atual conjuntura.

Quarta-feira a professora Maria Cecília Dellatorre apresentou o tema “Violência Obstétrica”. Tivemos a participação massiva dos estudantes contando suas experiências e discussão sobre como superar o modelo vigente pensando na humanização do parto, no direito de escolha da mulher sobre seu corpo e na formação dos diversos profissionais de saúde que acompanham a gestante do pré-natal ao puerpério.

Fechamos a semana com a Oficina de Siririca, na qual mulheres compartilharam suas dúvidas, experiências e conversaram sobre masturbação e orgasmo feminino, temas até hoje tabu em nossa sociedade. Na sequência tivemos o Sarau que entre ótimas apresentações nos presenteou com a tocante performance da Drag Sam Taylor, na qual corpo, sexo e gênero foram questionados nos fazendo refletir sobre suas relações e sobre nossas relações com o outro.

Agradecemos a grande participação dos estudantes e esperamos que o debate a respeito dos temas apresentados sejam aprofundados nos diversos espaços que compõe a faculdade. Enfim, foi uma semana excepcional!

Deixe uma resposta