fbpx

FAMEMA passa por avaliação do SAEME

A FAMEMA se inscreveu no processo de avaliação do Sistema de Acreditação das Escolas Médicas (SAEME), uma parceria do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), que tem como objetivo a avaliação e certificação da qualidade de ensino nas escolas médicas do Brasil.

Este importante instrumento de avaliação consiste em um questionário, no qual a instituição se autoavalia e deve anexar documentos que comprovem o conceito atribuído a cada tópico da avaliação. Em seguida, uma comissão, que tem a participação de estudantes, visita a instituição para conhecer sua estrutura e verificar todas as informações fornecidas, aproveitando para ouvir a opinião de professores e estudantes.

A avaliação é voluntária, não visa o ranqueamento e não tem caráter punitivo. Ao final do processo, a escola é acreditada pelo instrumento de avaliação ou não, recebendo um relatório sobre as áreas que precisam ser melhoradas.

O SAEME é inspirado no Liaison Committee on Medical Education (LCME), processo oficial de acreditação dos cursos de medicina dos Estados Unidos e Canadá, e passa por processo de validação internacional, ou seja, as escolas que forem acreditadas pelo instrumento de avaliação do SAEME terão sua qualidade reconhecida interacionalmente, facilitando, por exemplo, a realização de convênios para estágios eletivos fora do país.

Deixe uma resposta