Estágios e Intercâmbios

A CLEV (Coordenação Local de Estágios e Vivências) é umas das formas de contato com a DENEM* (Diretoria Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina) através da CEV (Coordenação de Estágios e Vivências).

A CLEV oferece para os estudantes a oportunidade única de viajar, conhecer novas culturas, outros sistemas de saúde e diferentes línguas. O intercâmbio permite a troca de conhecimentos, cultivando valores da diversidade e dos direitos humanos, além de potencializar as relações entre as regiões, nacionais ou internacionais. Tudo isso com um custo relativamente baixo, feito por meio de uma seleção embasada no empenho acadêmico e na participação de eventos relacionados à educação e à formação médica.Existem várias categorias de intercâmbios. Aqui vamos descrever cada uma delas, resumidamente.

SCOPE (Standing Committee on Pratical Exchange): é um programa internacional focado na prática médica. O estudante participa de um estágio em um hospital ou unidade de saúde da universidade do país selecionado. O estágio dura em média 4 semanas, sendo exigido a fluência na língua local ou no inglês. São 518 vagas em 61 países.

SCORE (Standing Committee on Research Exchange): é um programa internacional em que o estudante pode se envolver em atividades de pesquisa clínica ou pré-clínica. O aluno passa a fazer parte de um grupo sendo orientado por um tutor. O desenvolvimento do estágio depende do conhecimento prévio do estudante e de seus interesses. Esse estágio tem duração média de 4 semanas, sendo exigido a fluência na língua local ou no inglês. São 115 vagas em 31 países.

EN (Estágios Nacionais): esse tipo de programa tem encontrado entraves devido a Lei dos Estágios que está em vigor, porém desde 2011 tem ocorrido normalmente. Nessa categoria os alunos realizam estágios em outros estados e cidades de seu país.

NBC (Núcleo Brasil-Cuba): trata-se de um intercâmbio entre Brasil e Cuba, com a proposta de que os alunos conheçam a estrutura do sistema de saúde e da educação médica do país anfitrião.

*A DENEM é a entidade que representa os estudantes de medicina do Brasil no cenário internacional. Ela promove espaços de debate em saúde e educação médica aprofundando no âmbito político-social.

10450938_693835057388117_232142195193346249_n

Acesse a página da DENEM no facebook!

Apoio