Ligas Acadêmicas

consoci_logoNão há definição consensual sobre Liga Acadêmica, também chamadas de Sociedades Científicas, mas se quisermos englobar desde o surgimento da primeira até as ligas atuais, temos de considera-la como um grupo de estudantes que se unem, extracurricularmente, para aprofundar o conhecimento sobre determinada área e aplicá-lo durante a graduação.

A primeira Liga Acadêmica, Liga de Combate a Sífilis, surgiu em 1920, na Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo (atual FMUSP), com o objetivo lacônico de trata-la gratuitamente, ou seja, aplicar o conhecimento, estudado durante a faculdade, em favor da sociedade; ação que, hoje, chamamos de extensão. Atualmente as ligas acadêmicas norteiam-se pelo princípio do tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, configurando-se como espaços de aulas, discussões teóricas, atividades práticas, simpósios, cursos, produção de trabalhos científicos e realização de projetos de extensão.

As Ligas Acadêmicas constituem-se de espaços onde há o exercício desse tripé universitário. Um local onde o estudante possa aprender na prática com menos pressão, e mais pró-atividade, desenvolvendo pesquisas e atuando sobre uma comunidade, como agente de transformação social

Na FAMEMA, as Ligas Acadêmicas ou Sociedades Científicas são vinculadas ao Diretório Acadêmico e gerenciadas pelo Conselho das Sociedades Científicas (CONSOCI) – um órgão independente composto pelos próprios estudantes -, tendo gestão própria e desenvolvendo aulas sobre assuntos de interesse da liga, realizando visitas a ambulatórios e realizando, também, simpósios, cursos teóricos e práticos. Algumas ligas ainda desenvolvem projetos científicos e atividades de extensão junto à comunidade. Normalmente, o ingresso ocorre através de uma prova de admissão, que costuma ser realizada após o simpósio da liga.


Sociedade Científica de Radiologia (SOCIRadi)
A Sociedade Cientifica de Radiologia e Diagnostico por Imagem conta com atividades teórico praticas focando a morfofisiologia normal dos diversos sistemas com o intuito de entender as alterações em exames de imagem. Temos acesso diário ao departamento de radiologia do HC.
[mais informações]

Sociedade Científica para o Estudo e Manejo da Dor (SOCIDor)
A SOCIDOR, Sociedade Científica para o Estudo e Manejo da Dor foi criada em 1996 na FAMEMA. Ela foi criada para o alunos que desejam conhecer mais sobre o quinto sinal vital, conta com atividades teóricas e praticas ministradas por especialistas e por discentes; assim como ambulatórios em neurocirurgia, neurologia e reumatologia.
[mais informações]

Sociedade Científica de Medicina Intensiva (SOCIMI)
A Sociedade Científica de Medicina Intensiva (SOCIMI) desenvolve atividades teórico-prática na área de Medicina Intensiva, Urgência, Emergência e Anestesiologia. Além disso, a SOCIMI incentiva a criação de trabalhos científicos, tendo 5 projetos em andamento.
[mais informações]

Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM)
A Liga Acadêmica de Clínica Médica estrutura-se de forma a contemplar a análise clínica em seus mais diversos aspectos abordando 13 áreas clínicas. Membros ministram discussões envolvendo áreas básicas, sempre voltadas para a prática clínica
[mais informações]

Sociedade Científica de Pneumologia (SOCIP)
A Sociedade Científica de Pneumologia aborda os temas da disciplina desde as matérias básicas, até tratamentos e patologias. Contamos com ambulatórios adultos e pediátricos como guia e aulas ministradas pelos próprios integrantes.
[mais informações]

Sociedade Científica de Cardiologia (SOCICor)
[mais informações]

Sociedade Científica de Infectologia (SOCInf)
[mais informações]

Sociedade Científica de Pediatria (SOCIPed)
A Sociedade Científica de Pediatria é voltada para os acadêmicos que desejam conhecer mais sobre a especialidade, estudando os assuntos mais recorrentes e participando de atividades práticas que auxiliam na aprendizagem da semiologia pediátrica e da relação médico-paciente peculiar da pediatria.
[mais informações]

Sociedade Científica de Geriatria e Gerontologia (SOCIGG)
A Liga de Geriatria e Gerontologia é uma liga multidisciplinar que objetiva ampliar o conhecimento dos futuros profissionais de saúde sobre cuidados com o idoso e busca promover um envelhecimento com qualidade de vida. Para isso, além das atividades teóricas, o membro participa dos ambulatórios, atividades no asilo e campanhas para a comunidade.
[mais informações]

Sociedade Científica de Oncologia (SOCIOn)
A SOCION, Sociedade Científica de Oncologia foi criada em 2002 com o intuito auxiliar os conhecimentos na área de oncologia dos alunos de Medicina e Enfermagem. Propicia a assistência educacional à comunidade, promovendo o desenvolvimento científico no campo da Oncologia e o desenvolvimento de seus integrantes como futuros profissionais da saúde, sendo assistidos pelos docentes integrantes da SOCION. Ambulatórios e aulas são atividades propostas aos integrantes.
[mais informações]

Liga Acadêmica de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental (LATOCE)
A LATOCE proporciona a seus membros aulas práticas e teóricas, cursos, projetos de extensão e estimulo a pesquisa, visando a iniciação progressiva do aluno na área cirúrgica.
[mais informações]

Sociedade Científica de Neurologia (SOCINeuro)
A Sociedade Científica de Neurologia (SOCINEURO) tem como objetivo aprofundar o conhecimento na área, a partir de atividades teóricas e práticas, extensão e pesquisa. Visa também o estudo de semiologia neurológica, aperfeiçoando a compreensão dos achados clínicos.
[mais informações]

Sociedade Científica de Práticas Integrativas e Complementares (SOCITao)
[mais informações]

Sociedade Científica de Nefrologia (SOCIN)
[mais informações]

Sociedade Científica de Saúde Mental (SOCISM)
[mais informações]

Sociedade Científica de Saúde Espiritual (SOCISE)
[mais informações]

Apoio