Calouro Sem Teto

Projeto Calouro Sem Teto – 2017

O Diretório Acadêmico Christiano Altenfelder – DACA, realiza há onze anos o Projeto Calouro Sem Teto na FAMEMA. O intuito deste é melhorar a adaptação e o acolhimento dos calouros dos cursos de medicina, visto que a maior parte dos estudantes vem de outras cidades e até mesmo de outros estados.

Esse acolhimento promove a integração entre estudantes, pois além da moradia, os veteranos auxiliam o calouro na formação de suas redes sociais, na descoberta da faculdade, do método e da cidade de Marília. Assim, o Projeto promove o surgimento de novas repúblicas e diminui o número de pessoas que desejam morar sozinhas. Evitam-se, também, problemas relacionados à solidão, como carência afetiva, tristeza e dificuldade de relacionamento.

Objetivos:

  1. Oferecer ao calouro a oportunidade de conhecer os colegas, a cidade e de experimentar a realidade de morar com outras pessoas para que este possa fazer uma escolha mais consciente e menos frustrante da moradia;
  2. Acolher os calouros em um ambiente mais aconchegante e menos solitário, aproximando calouros e veteranos.

Condições:

● Calouros: devem estar devidamente matriculados na Secretaria Geral da FAMEMA; filiar-se ao DACA e aguardar contato do veterano filiado ao Projeto.
Observação: calouros do curso de enfermagem deverão se inscrever junto da gestão do Diretório Acadêmico de Enfermagem Fernanda Cenci (DAFC).
● Veteranos: devem se candidatar preenchendo a ficha cadastral do veterano, disponível no link.
● Contas: as contas da residência (água, luz, gás e alimentação) serão divididas igualmente entre os moradores. O calouro deverá pagar as ligações interurbanas que realizar. O aluguel, o condomínio e os impostos (como IPTU, por exemplo) não serão cobrados do calouro. Nenhuma quantia será paga pelo acolhimento.
● Para firmar o acordo, o calouro deverá deixar em poder do diretório um cheque caução no valor de R$300,00 (trezentos reais), que será descontado caso não haja o cumprimento de alguma cláusula do contrato (enviado por e-mail antes do início do projeto). Se não houver problemas, o cheque será devolvido ao calouro ao fim de sua estadia. Caso o calouro não possua cheque, este ou seus responsáveis poderão assinar uma nota promissória, que também será devolvida ao final da estadia se não houver nenhum problema.

Duração:

O Projeto tem duração de no máximo um mês, portanto, o DACA se responsabiliza pela estadia dos calouros unicamente por este período.

Inscrições dos Calouros:

Os calouros devem se associar ao DACA pagando a anuidade referente ao ano de 2017. Devem, ainda, preencher a ficha cadastral do programa, que pode ser encontrada no final da página. Por fim, devem comparecer à sede dos diretórios para entrega do cheque calção, como descrito na cláusula “Condições”

Lembrete: As vagas para calouros são limitadas conforme a disponibilidade de veteranos participantes no projeto.

Clique aqui para fazer sua inscrição!

Apoio