Atividades Lúdicas

“ATIVIDADES LÚDICAS: OLHARES, CUIDADOS E ACOLHIMENTO”

Apresentação Anual

Apresentação interativa dos objetivos e das atividades desenvolvidas pelo Grupo, a toda a comunidade da Famema e convidados em geral.

Processo Seletivo

É realizado um processo seletivo anual para novos integrantes, geralmente em abril e maio, em duas etapas: teórica e prática.

Capacitação

Organizados com intuito de proporcionar conhecimento sobre o Grupo e suas atividades, embasamento teórico e reflexão. São realizadas observações de atividades, grupos de discussões das experiências e tutorias de diversos temas (saúde, atividades lúdicas, biossegurança, personalidade, vínculo, resiliência, vida e morte, responsabilidade social, arte, educação em saúde e humanização) e oficinas (música, teatro, dinâmicas), integrando teoria e prática. A primeira capacitação é realizada em seis meses e a segunda, em dois. O restante é efetivado em educação continuada, contendo além dos aspectos assinalados, palestras por profissionais da saúde, que envolvem os objetivos do Grupo e, estudos, busca de referências, pesquisas, que resultam muitas vezes em participações em eventos científicos.

Desenvolvimento de atividades lúdicas

As atividades, incluindo as brincadeiras e histórias relacionadas aos temas dos personagens, de cada integrante, são planejadas previamente, realizadas com um grupo de participantes e supervisionadas pela psicóloga e Assessora Psicopedagógica do Grupo, a Profª Drª Roseli Vernasque Bettini. Neste espaço se faz educação permanente, com intuito de refletir sobre os encontros e suas repercussões; auxiliar o desenvolvimento das atividades considerando coerência e criatividade; compreender atitudes e crenças dos cidadãos; elaborar sentimentos por meio da troca de experiências e conversas com o grupo que efetivou a atividade; enfrentar dificuldades e buscar alternativas de compreensão; perceber maneiras de ampliar cuidados e contribuir com a saúde humana e da sociedade.

Momentos das atividades

– Enfermaria Pediátrica do Hospital das Clínicas II (Unidade Materno Infantil) de Marília – SP:
Semanalmente, aos Domingos, são desenvolvidas atividades lúdicas e semi-estruturadas com crianças e/ou adolescentes hospitalizados.

 – Hemocentro de Marília: 
A partir de 2003, atividades semanais passaram a ser realizadas também com crianças em tratamento de quimioterapia e de transfusão sanguínea. As atividades lúdicas e semi-estruturadas são elaboradas com intuito de enfocar o grupo de crianças que está recebendo procedimentos num mesmo local e seus acompanhantes.
 – Lar São Vicente de Paulo:
As atividades são realizadas aos sábados na parte da manhã. De forma lúdica são trabalhados temas com os quais os idosos possam se identificar, proporcionando promoção e educação e em saúde. Também são realizadas atividades que visam à prevenção de quedas e reabilitação postural e há o DCI (desenho de construção com o idoso).
 – Radioterapia:
As atividades do “Amigos do Sorriso” na sala de espera da Radioterapia da FAMEMA ocorrem uma vez por mês, em dias pré-determinados, das 7h às 7h50. As atividades são realizadas para os pacientes em tratamento radioterápico e seus acompanhantes, através de uma apresentação interativa, lúdica e criativa que enfoque temas que permeiem a doença e suas repercussões, como medo, angústia, esperança etc.
Extras: 
Apresentação do Grupo e de atividades que enfoquem educação em saúde e humanização em diversos locais, como: Indústrias, Universidades, Congressos, Unidades de Saúde, Pré-escolas, Creches, Escolas e Visita domiciliar.

Momentos de Gestão:

Reuniões Administrativas: Realizadas semanalmente pela Diretoria do Grupo, aberta a todos os integrantes, com o objetivo de estruturar e avaliar o desenvolvimento do trabalho.

Assembléias Gerais: Encontro de todos os integrantes, uma vez ao mês, com o intuito de avaliar e discutir o funcionamento do Grupo.

Momentos de Encontros:

Vivência anualintegração dos participantes, com dinâmicas de grupo e rodas de conversas, realizada uma vez ao ano, geralmente entre agosto e setembro.

REVIVA: Reencontro para Viver Intensamente com os Amigos.

M.E.L.E.C.A: Momento Especial de Lazer e Encontro com os Amigos.

Jornal anual: “Telefone Sem Fio”