Amigos do Sorriso

“SEMEAR A ARTE NO ACOLHIMENTO”

Contando esse conto, nós lembramos que tudo começou numa reunião do Diretório Acadêmico em 2001, quando dois estudantes do terceiro ano de medicina da Famema, Liliane e Willian, discutiam sobre a possibilidade de uma atenção à saúde mais humanizada e falavam sobre o filme “Patch Adams”. Sensibilizados com as repercussões de uma atitude coerente diante de indivíduos que sofrem algum acometimento físico, mental e/ou social, pensaram em trabalhar questões sobre a educação em saúde e a visão holística do processo de saúde doença.

Buscamos conhecer um pouco do que já acontecia em outros lugares e fizemos levantamento bibliográfico em diversas fontes. Unimos essas informações à nossa vivência dentro do hospital, crescendo nosso sentimento de humanização, existente antes de nossa escolha profissional. Percebemos que algo podia estar ao nosso alcance, desde que desejássemos vivenciar experiências humanas e, caminhando junto a esses ideais, construímos o Projeto “Amigos do Sorriso – Alegria na Famema”, vinculado aos diretórios acadêmicos da Famema.

Neste percurso, esbarramos em uma grande amiga, e por acaso professora, a psicóloga Roseli, que desde então vem nos assessorando no andamento deste Projeto.

Finalmente, no dia 05 de agosto de 2002, fundou-se oficialmente o Projeto e se constituiu a primeira equipe de “Amigos do Sorriso”. Após período de capacitação e construção de personagens, tiveram início as atividades na Enfermaria Pediátrica do HC II no dia 12 de outubro de 2002 – Dia das Crianças !! E assim ……. a nossa história com as crianças começou.

O grupo foi crescendo, e com ele nosso sentimento de expandir nossas atividades. Assim, em 20 de outubro de 2003, já com um ano de atividade no HC II, iniciaram-se as atividades no Hemocentro de Marília, uma vez a cada semana.

Desde então, os Amigos do Sorriso vêm desenvolvendo essas e outras muitas atividades extras ao longo dos anos, levando alegria, brincadeiras, atenção e sorrisos, pois este conto está apenas nos primeiros capítulos …

Sorrisos para sempre… Will e Lili

Fundadores do “Amigos do Sorriso”

“GERMINAR, DESENVOLVER E ESPALHAR NOVAS SEMENTES”